Posturologia Clínica


Qual o campo de atuação? E as indicações?

O campo de atuação da Posturologia abrange todas as patologias do sistema locomotor (musculares e articulares), coluna vertebral e desequilíbrios posturais e da pisada, assimetrias da motricidade ocular, disfunções craniomandibulares, disfunções desportivas, cefaleias, enxaquecas e vertigens; As indicações principais são as patologias dolorosas e que provocam deformidades no aparelho locomotor.


Como ocorre o diagnóstico?

Através dos captores dos pés, dos olhos, da pele, dos dentes (ATM), dão informações em permanentes ao sistema, que vai permitir o equilíbrio corporal, porem esses captores se desregulam muito facilmente, com testes clínicos e correlações posturais especificas conseguimos chegar a causa dos fatores de desequilíbrio do paciente.Os Olhos e os Pés são os dois captores das extremidades do sistema, então quando esses captores estão desequilibrados e desregulados, provocando desequilíbrio do corpo no espaço, ou seja, uma assimetria das cadeias musculares, básculas e rotações dos ombros, bloqueios vertebrais em diferentes estágios. Essas solicitações anormais levam ao longo do tempo o aparecimento de patologias dolorosas e também patologias deformativas, como a escoliose, uma cifose, bloqueio do quadril, bloqueio cervical e patologias que vão evoluir de forma crônica.


No que se baseia o tratamento?

No nível do pé utilizamos palmilhas especiais. Essas palmilhas funcionam a partir de vários princípios: no interior das palmilhas existe uma frequência que é um microprocessador que vai equilibrar as cadeias musculares em permanência, onde são colocados pequenos relevos para agir sobre alguns componentes a partir dos pés, por exemplo, um tipo de apoio particular interno ou externo. Nessas palmilhas, vão ter estruturas específicas que vão agir fazendo uma retropulsão ou uma propulsão dos ombros a partir de elementos específicos como a colocação de uma pequena superfície de espuma(EVA) no apoio dessas palmilhas que vão levar o corpo mais para frente ou para trás.Em nível do captor ocular existem modos de correção, que podem estar associados ou independentes. O 1ª são tratamentos com magnéticos que vão agir modificando a tensão do músculo do olho; exercícios especiais que permitem corrigir os músculos dos olhos.


É um trabalho multidisciplinar?

A Posturologia reúne diversas especialidades, como oftalmologia, fisioterapia, odontologia, podologia, clínica geral, fonoaudiologia, ortóptica.


Qual o tempo estimado no tratamento?

Geralmente o tempo de reprogramação é entre 12 meses a um ano e meio (em crianças e adolescentes), Adultos podem variar dependendo da cronicidade das disfunções. Este é o tempo que precisamos pra reprogramar um novo e um bom esquema corporal. Haverão casos com uma rápida melhora do quadro álgico.

3 visualizações