top of page

Dormir bem é importante até pra sua coluna


Uma boa noite de sono é importante não apenas para recuperar as energias gastas durante o dia, mas também melhorar diversas funções do organismo, como regularizar o metabolismo e realizar a síntese de alguns hormônios. Além disso, boas condições ao dormir proporcionam inúmeros benefícios à musculatura e evitam problemas na coluna.

Sono e saúde Um adulto precisa dormir, em média, de 6 a 8 horas por dia, variando de pessoa a pessoa. Uma boa noite de sono é capaz de controlar as funções metabólicas do organismo, o que controla a pressão arterial, os níveis hormonais fundamentais para o controle de peso e de distúrbios como a Diabetes. Além disso, estudos comprovam a consolidação da memória e aprendizado em indivíduos que dormem bem, como também, o controle do estresse, ansiedade e redução da depressão.

Problemas de dormir pouco Os benefícios são inúmeros, mas os prejuízos de quem dorme pouco ou sofre com insônia também. Não ter uma noite regular de sono pode gerar sintomas como irritabilidade, alteração do humor e fadiga, alteração da memória e redução do desempenho no trabalho e em atividades rotineiras. Além de deixar o indivíduo sonolento, a privação do sono pode levar até mesmo à depressão.

Nas crianças pode afetar, além do humor, o desenvolvimento e o desempenho escolar.

Dormir bem e a coluna Como visto, é fundamental uma boa noite de sono para todo o organismo. Mas, como toda a musculatura do corpo, os músculos protetores da coluna vertebral também precisam de repouso. O descanso adequado dessas estruturas não só as preparam para o carga e todo o trabalho que será realizado no dia seguinte, como também previne lesões por excesso de pressão das articulações e discos intervertebrais. Respeitar o tempo de repouso e a postura correta melhoram o desempenho dessas estruturas e evitam dores indesejadas.

Já que dormir bem é preciso, veja algumas dicas importantes:

  • Mantenha um horário regular para acordar e deitar

  • Durma em um ambiente saudável, sem sons incômodos e com pouca ou nenhuma luz

  • Procure não refletir sobre problemas na hora de dormir

  • Evite bebidas alcoólicas, café, chá, refrigerantes e uma alimentação pesada próximo ao horário de dormir

  • Procure fazer exercícios pela manhã e após o jantar realizar atividades relaxantes

Cuidados com a postura A postura adequada também é fundamental para uma boa noite de sono. Como o colchão e o travesseiro utilizados também podem influenciar na saúde da coluna.

A melhor posição para dormir é de lado, com um travesseiro sob a cabeça e outro entre os joelhos, preservando o perfeito alinhamento da coluna. Se quiser dormir com a barriga para cima, coloque travesseiros sob seus joelhos para deixar a coluna bem apoiada. Evite dormir de bruços, pois essa posição desalinha a coluna e sobrecarrega a musculatura.

Já o melhor colchão é aquele que esteja de acordo com o peso da pessoa ou casal, não sendo nem rígido, nem mole, para que acomode bem a coluna. Travesseiros com muito enchimento devem ser evitados, pois eles não deixam sua cabeça descansar em uma posição neutra.

Ao deitar-se e levantar-se a postura também é importante. Primeiramente, deve sentar-se na borda da cama; evite deitar-se de uma vez e de costas. Depois de sentar na borda da cama, deite-se de lado com a ajuda do cotovelo e da mão. Nesse momento faça com que as pernas venham também para a cama. Para levantar basta fazer o inverso, tomando o cuidado para não levantar de uma vez, forçando os músculos abdominais.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page