O que é Canelite?


Canelite, também conhecida como periostite da tíbia, é uma lesão que acomete um dos ossos da perna, a tíbia, região conhecida também como canela. Essa lesão ocorre por overuse (excesso de carga), e está muito ligada à corrida e às práticas esportivas com traumas repetitivos. É uma inflamação que acomete o periósteo (membrana que envolve o osso) tibial e aparece quando a musculatura e as estruturas ao redor da tíbia não suportam a carga imposta.


Além de periostite da tíbia, a canelite pode ser chamada também de Síndrome do Estresse Tibial Medial e é uma condição bem específica de praticantes de atividades físicas. Acomete mais frequentemente corredores.


O periósteo é uma membrana densa, vascularizada, fibrosa e inervada que envolve os ossos. No caso da canelite, o periósteo da tíbia fica inflamado, causando dor, inchaço e vermelhidão local. As principais funções do periósteo são: proteger e nutrir os ossos; fixar os músculos aos ossos; auxiliar na produção de novas células para a consolidação de ossos fraturados e substituir células danificadas; envolver nervos e vasos sanguíneos que nutrem o osso.


A canelite está ligada a como o corpo consegue amortecer o impacto da atividade praticada e ao tempo de recuperação antes do próximo estímulo. Se o individuo não tem uma boa mecânica de corrida (ou seja, um bom alinhamento) a carga será maior, assim como a chance de desenvolver a inflamação e a dor. Além disso, ela pode ter relação com outros fatores, como: excesso de atividade física, prática de esportes em terrenos muito rígido, falta de fortalecimento muscular, uso de calçados inadequados, entre outros problemas.


Nos casos crônicos e mais graves, o sujeito pode apresentar fratura por stress da tíbia, o que agravará o caso e dificultará ainda mais a reabilitação.

FONTE: https://goo.gl/YG4x6F

45 visualizações